Acesse o grupo exclusivo no WhatsApp.

Permuta de Imóveis: O que é?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

No mercado imobiliário existem as tradicionais negociações de compra e venda de imóveis e outras modalidades menos conhecidas, mas que estão ganhando espaço neste mercado.

 

Uma desta modalidades é a permuta de imóveis que nada mais é do que a troca de um imóvel por outro com ou sem o envolvimento de dinheiro. Esta modalidade tem se tornado uma ótima possibilidade para quem está em busca de uma nova casa ou apartamento e está com pressa.

 

A partir do momento em que se coloca um imóvel à venda cria-se uma expectativa de realizar esta venda rapidamente, o que nem sempre é possível. Vender um imóvel exige paciência e tempo. Muitas vezes esta venda está relacionada a um sonho de comprar um novo imóvel com o dinheiro e isto pode gerar ansiedade. Contudo, vender o imóvel não é a única forma de conquistar um novo lugar para morar. Conforme apresentamos acima, a permuta, muito conhecida no mercado imobiliário, é uma ótima alternativa para quem não pode aguardar muito tempo e quer adquirir um novo imóvel rapidamente.


A permuta é uma modalidade prática e vantajosa que poderá facilitar a vida do vendedor pois aumentará o número de pessoas que se interessarão pelo imóvel e, consequentemente, aumentará a possibilidade de vendê-lo ou trocá-lo. Muito embora já existam pessoas que aderiram à permuta pois não dispunham de tempo para aguardar o moroso processo de compra e vendas há, também, um número expressivo de pessoas que desconhecem este processo de troca de imóvel, com ou sem o repasse da diferença em dinheiro.

 

Por isso apresentaremos, a seguir, diversas formas de permuta, como elas funcionam e quais são os cuidados que devem ser observados para que não traga dor de cabeça ao longo prazo.

 

Como podemos realizar a permuta de um imóvel?

Diferentemente da compra e venda, a permuta não se concretizará com o pagamento em dinheiro e sim através de bens com valores equivalentes. Valores equivalentes não significam, necessariamente, imóveis com as mesmas características uma vez que fatores como localização e o estado de conservação influenciam de maneira significativa no valor final.

Porém, em alguns casos é possível que haja uma diferença de valor e que seja necessário ser liquidada em dinheiro. Os imóveis envolvidos nas transações podem ser de qualquer tipo como, por exemplo: casa, apartamento, lote ou imóvel a ser construído. Também é possível fazer contratos de permuta de um lote para construção de um determinado condomínio em troca de unidades depois de finalizado o empreendimento.

Em resumo, podemos dizer que existem duas maneiras simples de se realizar a permuta de imóveis:

 

• por meio da troca de um ou mais bens com valor de mercado equivalente;
• por meio da troca de um ou mais bens com pagamento de valor adicional.

 

Os contratos de permuta mais recorrentes no mercado imobiliário e, consequentemente, com maiores chances de êxito são os que possibilitam ao vendedor receber, além do imóvel de menor valor, uma quantia em dinheiro equivalente de ao menos 50% do valor do produto acordado. Claro que existem permutas em que os valores dos imóveis difiram mais. Na prática observou-se que estas transações são mais difíceis de serem concretizadas.

 

Quais os imóveis que podem ser ofertados no contrato de permuta?

São diversos os imóveis que podem ser oferecidos em um contrato de permuta. A seguir apresentamos alguns exemplos:

  • casa ou apartamento já concluído ou para construir;
  • lote oriundo de desmembramento de terreno;
  • prédio construído com a finalidade de venda como unidade isolada ou autônoma;
  • unidade distinta de incorporação imobiliária;
  • terreno oriundo de loteamento;
  • terreno comprado para finalidade de venda, com ou sem construção.

 

Qualquer imóvel oferecido em permuta será definido através de tudo que pode ser incluído nele, as construções, características naturais e artificiais. Porém, não podem envolver nas negociações outros tipos de bens e recursos como, por exemplo: ações, quotas ou veículos na negociação.

Vantagens e cuidados ao realizar a permuta:

Uma das vantagens da permuta é a isenção do tributo de Imposto de Renda. Ele será aplicado somente se houver complementação do valor em dinheiro. Para a Receita Federal, ao declarar o imóvel de menor valor da mesma forma feita pelo antigo dono do imóvel, torna-se desnecessário o pagamento do tributo. Para o comprador que realizou o complemento em dinheiro deverá pagar Imposto de Renda proporcional ao valor complementado.

Outra vantagem da permuta é não assumir parcelas de empréstimos e financiamentos com altas taxas de juros, além de ser um processo menos burocrático. Após a troca do imóvel, o novo proprietário poderá fazer com o bem o que desejar, seja aluguel, revenda, moradia ou até mesmo construção de um novo empreendimento.

Uma dica para não ter prejuízos na permuta é saber quanto realmente vale o imóvel ofertado na troca. Sugerimos chamar um corretor ou imobiliária conhecedor da região para analisar o bem de acordo com a estrutura da casa/apartamento, região onde está localizado, conservação, entre outros.

 

A quem indicamos realizar contrato de permuta?

O contrato de permuta é indicado para quem está com dificuldade em vender seu imóvel. Sabendo que muitos vendedores dependem do dinheiro da venda para realizar uma nova compra, ao abrir espaço para a permuta o tempo para a venda será reduzido e o vendedor conseguirá realizar a aquisição de um novo imóvel.

 

A seguir relacionamos alguns perfis de consumidores que podem se beneficiar com o contrato de permuta:


• um investidor que busca por imóveis com a finalidade de movimentar e diversificar;
• uma família que necessita trocar de região e pretende mudar a casa atual por um imóvel localizado no endereço futuro;
• um casal que gosta de ir muito para a praia e opta por oferecer o próprio imóvel como parte do pagamento de uma casa ou apartamento no litoral.

 

A permuta é, com certeza, uma modalidade que vale a pena. Tenham uma boa conversa com seu corretor de confiança para tirar eventuais dúvidas. Caso você enxergue uma oportunidade de trabalhar com essa demanda, não hesite e invista no que mais te agrada no mercado imobiliário.