Acesse o grupo exclusivo no WhatsApp.

O que as grandes incorporadoras têm em comum?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Se o mercado imobiliário é o motor da economia agradeça às incorporadoras. E atualmente elas vêm desempenhando papel cada vez mais relevante para potencializar a força da construção civil em nosso país.

 

As incorporadoras são responsáveis por articular o negócio imobiliário, desde a escolha do terreno, passando pelo estudo de viabilidade e a definição de todos os detalhes do empreendimento que será vendido.

 

E mesmo tendo um mercado plural e com aspectos regionais muito particulares, existem certas características que as boas incorporadoras possuem em comum e que as fazem se destacar da concorrência e se tornarem referência no mercado. Neste artigo você vai conhecer algumas delas.

 

Boas incorporadoras criam produtos diferenciados

 

Devido ao alto número de lançamentos imobiliários podemos observar que está cada vez mais raro ver um produto diferenciado no mercado. A grande verdade é que a construção civil tem sido direcionada de forma industrial, onde há, inclusive, muitos projetos sendo replicados sem nenhuma forma de alteração relevante para proporcionar ganho escalonado.

 

Dentro deste contexto, as incorporadoras que lançam produtos relevantes ganham destaque, mesmo que sejam empreendimentos com características de commodities, pois conseguem trabalhar o projeto de forma diferenciada.

 

Entre os aspectos que tornam um produto relevante está o projeto arquitetônico e urbanístico. Ele cria uma identidade especial ao empreendimento e é capaz de despertar o desejo do comprador. Sem contar que tem o poder de agregar valores como comodidade, modernidade, sofisticação, funcionalidade, entre outros, tornando-se até referência na região onde são lançados. A implantação também cria importantes diferenciais, já que a boa disposição dos itens do empreendimento torna o lugar atrativo para morar.

 

Mais que empresas, marcas fortes

 

Uma boa marca carrega valores. E estes valores incluem percepção do mercado, qualidade dos produtos, excelência na entrega e boas práticas. As boas incorporadoras são reconhecidas pela história que construíram e se consolidaram como referência em seu segmento.

 

E o que deveria ser uma regra, vemos com escassez. A comunicação neste mercado está muito mais focada no empreendimento a ser lançado e se esquecem da importância de trabalhar o institucional. As empresas que reconhecem a importância do investimento no marketing institucional conseguem romper esta prática, se diferenciando no mercado e, consequentemente, ampliando as vendas.

 

O cliente é o protagonista da relação

 

10 em cada 10 empresas afirmam que suas operações têm foco no cliente ou em suas necessidades. Mas será que isso é praticado de verdade?

 

As boas incorporadoras sabem que os clientes são seu maior patrimônio e estão cientes da responsabilidade de oferecer um produto que terá impacto direto na qualidade de vida de uma pessoa por muito tempo, afinal, trata-se de um projeto de vida, seja da pessoa ou de sua família. Sendo assim, as boas incorporadoras se preocupam não só com a qualidade do produto entregue, mas também na maneira como o cliente irá aproveitar e usar o imóvel.

 

Para contextualizar, imagine um projeto já aprovado que não prevê iluminação natural no banheiro. Para o incorporador, essa deve ser uma preocupação real, afinal, o cliente vai ter que conviver com este incômodo para o resto da vida, ou enquanto estiver no imóvel. Para algumas empresas, pode representar alguma economia, mas rever projetos para agradar o cliente vai trazer certamente retorno mais consistente.

 

Aproximação com as comunidades

 

Uma boa incorporadora está com o pensamento além do desenvolvimento e lançamento de empreendimentos imobiliários. Elas criam verdadeiras comunidades na região onde atuam, o que não acontece com parte das incorporadoras comuns que só objetivam concretizar um negócio e seguir para o próximo.

 

Desta maneira, as incorporadoras trabalham para valorizar o bairro e o seu entorno promovendo melhorias urbanas, realizando revitalizações e ações urbanísticas, além de atuar também em ações culturais, sociais e esportivas. Toda essa iniciativa acaba valorizando o próprio empreendimento em consequência.

 

Foco na inovação

 

Quando você ouve falar em inovação, certamente pensa em tecnologia, certo? Pois saiba que este conceito pode e deve ser aplicado em qualquer área. Inovar é pensar e fazer diferente e isso é o que destaca as boas incorporadoras das demais.

 

As principais incorporadoras estão atentas às inovações deste mercado. A cada novo empreendimento surgem questionamentos como, por exemplo: “por que devemos seguir com o mesmo processo construtivo usualmente utilizado? Por que devemos fazer um stand de venda igual aos dos meus concorrentes? Por que utilizaremos os mesmos meios de marketing? Existem produtos novos que podem ser utilizados? São diversos os pontos que podem ser inovados.

 

Uma coisa é certa: os novos empreendimentos que estão inovando também estão se destacando. Por isso invista em inovação, o retorno é garantido.

 

Humildade, sempre

 

Ser humilde é uma característica de extrema importância. Mesmo que sua empresa domine o mercado e possua uma marca forte, nunca deixe de manter a humildade em seu DNA. Esta característica deve estar enraizada em todas as esferas da incorporadora, dos gestores aos funcionários.

 

A cada novo empreendimento sugerimos que iniciem o processo do zero. Faça uma pesquisa de mercado, conheça o perfil dos seus novos clientes, ouças os corretores que estão na ponta do processo. Nunca acredite que já conhece tudo, sempre há o que aprender e evoluir a cada novo projeto.

 

Gerir para se tornar um bom negócio

 

As incorporadoras podem se tornar um ótimo negócio. Porém, como qualquer um deles, também devem ser bem geridos para trazer lucratividade. Se você tem a ambição de tornar sua incorporadora sólida não se esqueça de fazer uma gestão eficiente. Se necessário, contrate um especialista no assunto para melhor assessorá-lo.

 

Sempre tenha em mente a vontade de melhorar, mesmo que sua incorporadora já atue com muito sucesso.  Para isso defina processos e os implante. Assim, sua empresa poderá se destacar da concorrência e se tornar uma incorporadora de destaque.